- pt
- en
Programa VINCI para a Cidadania entrega diplomas às recém-formadas em Cuidados Sociais a Idosos
O Programa VINCI para a Cidadania visitou a Associação Emergência Social e entregou diplomas às alunas do curso de Cuidados Sociais a Idosos.
VINCI Energies
11 abril 2022Programa VINCI para a Cidadania entrega diplomas às recém-formadas em Cuidados Sociais a Idosos
A Associação Emergência Social é uma instituição de solidariedade social de Lisboa que intervém há mais de 15 anos nos bairros degradados dos arredores de Lisboa. Desde a sua fundação, a associação procura combater a pobreza e a exclusão social, ajudando as pessoas mais desfavorecidas a encontrar um sentido para a sua vida.
Com o objetivo de capacitar jovens e/ou adultos, com ou sem experiência profissional, para a prestação de serviços qualificados na área dos cuidados ao idoso, a Associação Emergência Social, disponibilizou um curso técnico-educativo de Cuidados Sociais a Idosos, realizado pela Associação Portuguesa de Cultura e Desenvolvimento (APCD), para a comunidade local. A formação decorreu entre o dia 11 de outubro de 2021 e o dia 31 de março de 2022 e abordou temáticas como a psicologia do idoso, os cuidados de higiene e conforto, a alimentação e a medicação.
O projeto, lançado pela Associação Emergência Social, em prol da formação profissional e do acesso ao emprego, foi uma das diferentes iniciativas por instituições de solidariedade social, em Portugal, apoiadas pelo Programa VINCI para a Cidadania. Desde 2019, ano de lançamento do Programa VINCI para a Cidadania em território nacional, já foram apoiadas dezenas de iniciativas, não apenas na área do acesso emprego, mas também nos âmbitos da mobilidade solidária, da inserção pela habitação e da intervenção em bairros prioritários.
No passado dia 7 de abril, o Programa VINCI para a Cidadania visitou a Associação Emergência Social, para conhecer as alunas recém-formadas no curso de Cuidados Sociais a Idosos e para entregar os respetivos diplomas, que assinalam a conclusão desta importante etapa. Esta cerimónia contou com a participação de Pedro Afonso, CEO da VINCI Energies Portugal e Magda Faria, Head of Safety and CSR na VINCI Energies Portugal, como representantes do Programa VINCI para a Cidadania, bem como a presença de Paula Pimentel, Presidente da Associação Emergência Social e de Alberto Cervera, CFO na Sotécnica e padrinho do projeto.
Hoje, 8 formadas que concluíram com sucesso a sua formação técnico-profissional, estão aptas para a prestação de cuidados sociais à população sénior e motivadas para abraçar novos desafios profissionais!
O Programa VINCI para a Cidadania resulta do compromisso conjunto da ANA Aeroportos de Portugal | VINCI Airports, da VINCI Energies Portugal e da Fondation VINCI pour la Cité em contribuir para o progresso e desenvolvimento, inclusivo e sustentável, das comunidades locais.
Para mais informação sobre o Programa, visite o site em http://www.vinci-cidadania.pt.