- pt
- en
Brand Stories: Sónia Santa Maria, Executive Management Assistant
A Sónia Santa Maria juntou-se à equipa da Sotécnica há 2 anos e é Executive Management Assistant.
Brand Stories
18 novembro 2021Brand Stories: Sónia Santa Maria, Executive Management Assistant
Podes apresentar-te em poucas palavras?
O meu nome é Sónia Santa Maria, sou casada, tenho dois filhos e uma cadelinha Beagle e trabalho há dois anos como Assistente da Direção Executiva, na Sotécnica.
Há cerca de 3 anos descobri uma vocação que se transformou num hobby, ao qual dedico grande parte do meu tempo livre: A costura criativa.
O que mais valorizas ao trabalhares na Sotécnica?
Apesar de trabalhar há relativamente pouco tempo na Sotécnica, sei que esta é uma empresa que se preocupa e aposta nas suas pessoas. É fácil encontrar colegas que puderam desenvolver as suas carreiras dentro da empresa e que já contam com 10, 20, 30 anos de casa.
Existe um bom espírito de equipa, pessoas que se entreajudam e partilham sorrisos.
Por outro lado, a segurança está muito presente no nosso dia-a-dia e esta é uma preocupação constante que se sente de forma transversal na empresa, desde as obras (onde é mais óbvio ser uma questão premente) até às áreas administrativas.
Quais consideras terem sido os tempos mais desafiantes na Sotécnica?
Para mim, sem dúvida que os tempos mais desafiantes foram os do início da Pandemia, em 2020. Estava há apenas alguns meses na empresa e, de repente, a grande maioria dos trabalhadores foi para casa para, a partir daqui, trabalharem remotamente. Dada a especificidade da minha função, foi um pouco desafiante a gestão profissional e familiar, pois ter dois elementos em teletrabalho e, no mesmo espaço, ter de conciliar a gestão de duas crianças pequenas, aulas online e tarefas domésticas, não foi tarefa fácil. Por outro lado, a empresa conseguiu adaptar-se em tempo recorde a este novo paradigma: as pessoas mostraram-se bastante disponíveis em continuar a sua atividade, as ferramentas colaborativas funcionaram e a comunicação fluiu.
Creio que um dos aspetos positivos desta pandemia foi termos sido forçados a experimentar trabalhar de uma forma que até então não fazia parte da nossa cultura: trabalhar remotamente. Desta forma, é possível continuar a atividade profissional, ter mais tempo disponível para dedicar a outros aspetos da nossa vida e contribuir para a redução da pegada ambiental, graças ao efeito da diminuição do tráfego de pessoas sobre a poluição e o consumo, no geral.
Na tua opinião, qual o ingrediente secreto que faz da atividade da Sotécnica uma atividade de sucesso?
A marca Sotécnica é uma marca forte no mercado em que atua, resultado dos seus 70 anos de existência.
Na minha opinião, a experiência e o know-how são os ingredientes secretos, pois é uma empresa que ao longo dos anos tem conseguido manter os seus recursos, nos quais investiu para formar.
Adicionalmente, fazer parte de um grupo Internacional como a VINCI, também lhe dá visibilidade e gera oportunidades para conseguir chegar a outros mercados.