- pt
- en
Brand Stories: Luís Raimundo, IT Manager (VINCI Energies Portugal)
O Luís Raimundo juntou-se à equipa da Sotécnica em 1991 e desde 2005 é IT Manager do polo da VINCI Energies Portugal, altura em que a grupo internacional francês entrou no mercado nacional.
Brand Stories
04 novembro 2021Brand Stories: Luís Raimundo, IT Manager (VINCI Energies Portugal)
Podes apresentar-te em poucas palavras? Que função desempenhas?
Chamo-me Luís Raimundo, entrei para a Sotécnica em julho de 1991 e sou IT Manager do polo da VINCI Energies Portugal desde 2005, altura em que a VINCI Energies entrou em Portugal pela mão da Sotécnica.
Numa área de inovação constante como a de IT, qual foi o projeto mais desafiante em que estiveste envolvido?
O projeto do Sistema Comando e Controlo da Sinalização Luminosa (SCCSL) do Aeroporto Sá Carneiro. Este sistema controla a iluminação de pista do aeroporto em todas a suas dimensões, das quais destaco:
- Criticidade – a exigência de segurança de uma estrutura aeronáutica fundamental para a operação de aeronaves;
- Dimensão – na altura era o projeto, em Portugal, com maior número de pontos de controlo – cerca de 30.000;
- Multidisciplinaridade – a conjugação de várias áreas de IT, segurança, networking e automação, integradas num único sistema de controlo SCADA interligando, não só o SCCSL, mas também os postos de transformação das centrais de apoio de pista (PT-CAP) e o Sistema de Gestão Técnica Centralizada da Aerogare (SGTC)
Amplitude – a interligação do SGTC com o PT-CAP e o SCCSL implicou a construção de um sistema multifabricante no qual todas as componentes dialogavam de forma integrada.
A segurança é um dos principais compromissos da nossa marca. Quais as melhores práticas que aplicas no teu dia-a-dia?
Naturalmente, ao nível do IT, os requisitos de segurança são bastante mais elevados do que para o utilizador, por isso, vou escolher dois importantes pontos:
- Combater o Phishing – não abrir e-mails desconhecidos e reportá-los sempre à equipa de IT, e nunca inserir credenciais em sites que não sejam fidedignos;
- Proteção de passwords – usar uma password diferente para cada serviço e nunca misturar contas da empresa com contas pessoais.
Quais serão os principais desafios da atividade da Sotécnica no contexto atual em que vivemos?
A transformação digital está diariamente presente na atividade, mas há um extenso trabalho que tem de ser realizado ao nível da análise de processos e do Change Management. As ferramentas IT não servem de nada se não existir previamente uma análise de processo fina e a respetiva comunicação da mudança a todos os atores do processo. Esse será, sim, o maior desafio que teremos pela frente.